Análise:
Destacamos 4 fatores que influenciam qualquer usuário na hora de edição de um vídeo, seja ele profissional ou não, e são eles: Interface do Software (Se refere a facilidade encontrada em utilizar), Recursos de edição, Facilidade de Aprendizagem e Requisitos de Sistemas.
Destacamos 4 fatores que influenciam qualquer usuário na hora de edição de um vídeo, seja ele profissional ou não, e são eles: Interface do Software (Se refere a facilidade encontrada em utilizar), Recursos de edição, Facilidade de Aprendizagem e Requisitos de Sistemas.
Interface do Software: Pequena vantagem pro Premiere
Ambos apresentam uma interface muito parecida, sendo intuitiva e fácil de utilizar. Já na interface é possível ver que os softwares tem interfaces bastantes divididas, onde o vídeo é mostrado em tempo real no visor no canto direito da tela e logo abaixo tem a camada de edição propriamente dita, onde são colocados os videos, áudios e imagens. O que destaca apenas no Premiere é uma interface mais limpa
Sony Vegas Pro:
Adobe Premiere Pro:

Recursos de Edição: Ganha o Premiere
Apesar do Sony Vegas apresentar ótimos recursos de edição, com amplo suporte as mais variadas extensões de arquivos de áudio e vídeo, as funcionalidades do adobe Premiere superam. O chroma Key do Premiere é mais interativo, sendo fácil ser utilizado e sem "esfumaçar" como acontece as vezes no Vegas quando se grava um vídeo com objeto de cor parecida com o fundo em que vai ser colocado o chroma, atrapalhando a visualização nítida do video. Outro ponto importante são as transições de vídeo que no Premiere são um pouco melhores, facilitando a criação de vídeos mais simples por exemplo. Sem contar que o Premiere apresenta melhores edições de textos no vídeos, pois apresenta vários textos já prontos e com opção para mudar pro formato que o usuário desejar.
Para quem tem um computador com suporte ao toque o Premiere é muito eficiente, pois conta com uma tecnologia de edição de vídeo sensível ao toque, apesar do Vegas possuir uma tecnologia parecida não chega aos pés do Premiere pois com o Vegas é necessário um ipad e só é possível mexer em touch através do ipad e não diretamente como no Premiere.
Facilidade de Aprendizagem: Empate
Ambos são muitos fáceis de aprendizagem pois contam com diversos tutoriais na internet para as mais diversas funcionalidades. O adobe Premiere tem o próprio site com diversos tutorias passo a passo.
O Sony Vegas apesar de também ter um site oficial com tutoriais, os tutorias são basicos e dedicados a aprender sobre o programa e como utiliza-lo, mas conta com sites extra oficiais como o sonyvegas.com que conta com diversos tutoriais e cursos para utilizaçãos dos recusos e outros diversos videos no youtube.
Requisitos de Sistema: Pequena vantagem pro Vegas
Premiere requisitos
- Processador Intel Core2 Duo ou AMD Phenom II com suporte a 64 bits
- Microsoft Windows 7 com Service Pack 1 (64 bits), Windows 8 (64 bits) ou Windows 10
- 4 GB de RAM (recomenda-se 8 GB)
- 4 GB de espaço disponível no disco rígido para a instalação; requer espaço livre adicional durante a instalação (não é possível instalar em dispositivos de armazenamento flash removíveis)
- Requer espaço em disco adicional para arquivos de visualização e outros arquivos de trabalho (recomenda-se 10 GB)
- Tela de 1.280 x 800
- Disco rígido de 7.200 RPM ou mais rápido (recomenda-se o uso de várias unidades de disco rápidas configuradas para RAID 0)
- Placa de som compatível com protocolo ASIO ou Microsoft Windows Driver Model
- Requer o software QuickTime 7.6.6 para os recursos do QuickTime
- Opcional: placa GPU certificada pela Adobe para desempenho acelerado por GPU
- Requer uma conexão com a Internet e um registro para a ativação obrigatória do software, a validação da associação e o acesso aos serviços online.*
Sony requisitos
- Windows Vista® 64-bit SP2, Windows 7 64-bit, ou Windows® 8 64-bit
- 2 GHz processor (multicore CPU recomendada para HD ou 3D estereoscópico)
- 500 MB de espaço em disco para instalação
- 4 GB RAM (8 GB recomendado)
- OHCI compatível interface IEEE-1394DV (para DV e HDV capture e print-to-tape)
- Conexão USB 2.0 (para importar AVCHD, XDCAM EX, NXCAM ou DVD camcorders)
- Memória GPU 512 MB
- Placa de som Windows compatível
- DVD-ROM drive para instalação via DVD, CD drive para gravação de CDs, DVD-R/-RW/+R/+RW para gravação de DVDs ou drive BD-R/-RE para gravação Blu-ray
- Microsoft .NET Framework 3.51 incluído
- Apple® QuickTime® 7.1.6 ou superior
- Conexão com Internet (para serviço Gracenote MusicID)
* Ambos necessitam de um bom processador e grande capacidade de memória RAM, porém o Vegas necessita de um espaço em disco menor para ser instalado e não especifica as RPM do disco rígido.
Conclusão:
São ótimos softwares para edição de vídeo profissional, com amplos recursos, mas ganha o Premiere por contar com uma interface mais limpa, suporte ao touch, e melhores funcionalidades na edição de Vídeo. Apesar do Vegas ter levado uma pequena vantagem nos requisitos de sistema, não é uma grande vantagem, pois ainda é necessário um ótimo computador para rodar os dois programas.
Download dos Softwares: Ambos com 30 dias de teste gratuito
Sony Vegas Pro 13: Download*
Adobe Premiere Pro CC: Download*
Download dos Softwares: Ambos com 30 dias de teste gratuito
Sony Vegas Pro 13: Download*
Adobe Premiere Pro CC: Download*
*Necessário fazer registro

Nenhum comentário:
Escreva comentários